Classificação

21-08-2011 10:42

WPAN

WPAN (Wireless PAN, Wireless Personal Area Network) está normalmente associada ao Bluetooth (antigamente ao IR). Pode ser vista com a interacção entre os dispositivos móveis de um utilizador. A WPAN é projectada pra pequenas distância, baixo custo e baixas taxas de transferência.

Quando falamos de WPAN, existem conceitos que devemos ter em mente: Piconet e Scatternet.

Piconet

O Piconet é a unidade básica de um sistema Bluetooth, sendo um conjunto de dispositivos ligados de forma "ad-hoc" onde existe um master que define o relógio, o padrão FH e define qual dispositivo irá se comunicar em cada slot de tempo. Esse padrão FH é único na medida em que identifica cada piconet. Toda a comunicação é feita entre um mestre e um escravo, não sendo possível a comunicação direta entre escravos. Cada master pode controlar 7 dispositivos slaves ativos e até 255 nós inativos na rede.

Estados possiveis numa piconet:

  • Não Ligado
    • standby (não faz nada)
  • Ligação
    • page (ligar a um dado dispositivo - MASTER)
    • inquiry (procura outros dispositivos na vizinhança para se ligar)
  • Activo
    • transmite data (AMA)
    • connected (AMA) (Está activo numa piconet quer como Master/Slave)
    • sniff (AMA)
  • Low-Power
    • park(PMA) (Modo dormente para poupança de energia)
    • hold(AMA) (Modo dormente para poupança de energia)

Há dois tipos de endereços de piconet (7+200...):

  • Active Member Address (AMA, 3-bits)
  • Parked Member Address (PMA, 8-bits)

Todos os dispositivos (mesmo os em low power) devem poder aceitar pages e scans.

Um dispositivo que esteja dentro da área de uma piconet e que não se encontra ligado, está obrigatoriamente em Standby.

Inquiry

Quando um dispositivo quer achar outros nos seus arredores, este faz sucessivos inquires para obter o Device ID e o relógio de todos os dispositivos presente na célula.

Um inquiry tem um endereço único e um padrão de frequências único.

Um máquina em low power espera um período aleatório antes de responder (outra vez) a um scan.

Todas as máquinas que estão a ouvir inquiries responderão ao pacote.

Paging

Exemplo de Paging.

O master tem a Device ID e o Clock de C:

  • A faz o paging de C com o Device ID de C
  • C responde a A com o seu Device ID
  • A envia a C o seu DeviceID e Clock (FHS)
  • A liga-se como master de C
Scatternet

O Scatternet faz a interligação entre piconets através de dispositivos Master/Slave comuns.

WLAN

Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o também a muitos particulares. Entretanto, no Reino Unido o custo de usar tais conexões limitou assim o uso aos lounges das Businessclass dos aeroportos, etc. Nova Iorque começou mesmo um programa piloto para cobrir todos os cinco quarteirões da cidade com a Internet Wireless. Originalmente a WLAN era muito cara e foi somente usada como uma alternativa ao LAN-Internet com cabo nos lugares onde instalar cabos era difícil ou impossível. Tais lugares poderiam ser edifícios ou salas de aula velhas, embora a escala restrita o padrão IEEE_802.11b limita seu uso aos edifícios menores. Os componentes de WLAN são agora baratos o bastante para ser usado nas horas de repouso e podem ser usados para compartilhar uma conexão Internet com a família inteira. Desenvolvimentos foram feitas nos padrões de transmissão com os protocolos proprietários, mas no fim dos anos 90 estes foram substituídos por padrões, de várias versões IEEE_802.11 (Wi-Fi) (veja artigos separados) ou HomeRF (2 Mb/s, para o uso caseiro. A falta da segurança das conexões wireless é um ponto fraco, porém muitas (ADSL) conexões broadband são oferecidas agora junto com um ponto de acesso wireless com possibilidade de usar protocolos mais seguros como o WPA. Muitos Computadores portáteis já vêm agora de fábrica com WiFi Centrino instalado e assim elimina a necessidade de um cartão adicional com encaixe (PCMCIA). O uso de Windows xp ou Ubuntu GNU/Linux torna muito fácil configurar um PC como cliente de WLAN e permite aos PCs o acesso o Internet através dos H otsp ots (estações base). Entretanto a falta da perícia em ajustar tais sistemas significa frequentemente que seu vizinho compartilha também de sua conexão Internet, às vezes sem você (ou eles) se darem conta. A frequência em que 802.11b se opera é 2.4GHz, a que pode conduzir interferência com muitos telefones sem fio.

Tipos de conexão Wireless

  • Infrastructure:

A chamada modalidade infrastructure é um método em que os dispositivos-clientes (usuários) wireless comunicam-se diretamente com a Base Hotspot (pontos de acesso central). A Modalidade do infrastructure constrói uma ponte entre a rede wireless a a rede Ethernet com cabos Loschi.

  • P2P ou Peer-to-peer ou Ad-hoc:

A modalidade ad-hoc permite que os dispositivos-clientes wireless dentro de uma certa área se descubram e comuniquem-se na forma do par-à-par sem envolver pontos de acesso centrais.

  • Wireless Distribution System:

A modalidade Wireless Distribution System permite a interconexão de access points sem a utilização de cabos ou fios.

WMAN

WMAN - Wireless Metropolitan Area Network - Redes Metropolitanas Sem Fio.

Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).

 WWAN

(Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio) é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA, GSM, etc), também para as redes Wimax. Com o advento das comunicações sem fio (wi-fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectado por um cabo.